Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Canoa Polinésia, mais do que um esporte.
16/06/2020 08:03 em Novidades

Rio de Janeiro (Sunset-fm) - Cadu Coelho, fundador e instrutor de remo da HeiHei va’a, fez parte da primeira leva de remadores do país na modalidade e permanece desde 2004. Criou o primeiro projeto social da cidade de Niterói, dedicado a adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

-“A canoa polinésia vem sendo difundida no Brasil como modalidade desportiva, mas a verdade é que vai muito além disso. Diferentemente de outras modalidades, ainda guarda grande relação com crenças e culturas de povos antigos, um olhar diferenciado sobre a natureza, sobre o imponderável, sobre a necessidade de existir um encaixe físico e mental de cada um que decide fazer parte da tripulação. Como se embarcação e remadores fossem uma só coisa quando navegam pelo oceano. Aprende-se a ser humilde diante das forças da natureza, a contar com a força mental e física dos companheiros, a pensar e agir em sincronia. Costumo dizer que para um remador ousar tentar entender o mar, antes precisará entender a si mesmo. Autoconhecimento. Não faltam relatos nesse sentido. 

A minha grande alegria nesse esporte é ver pessoas atingindo ou superando metas pessoais. Competir é apenas uma das formas, sendo certo que há muitas outras. Em Niterói, por exemplo, temos muitos idosos remando nos clubes. Nos deparamos com muitos relatos de ociosidade, pessoas que antes ficavam em casa apenas cuidando dos netos, da rotina. Hoje acordam às 5h da manhã para remar, com sol ou chuva, e depois cuidam do restante. Isso também vale uma medalha. 

Outro exemplo são as crianças e adolescentes da rede pública de ensino que têm acesso totalmente gratuito ao esporte através do Instituto Rumo Náutico, mais conhecido como Projeto Grael. O Projeto, que fica em Jurujuba, recebe aproximadamente 800 alunos por ano, sendo que muitos deles aprendem a remar. Isso é um investimento no futuro do esporte, algo que certamente mudará vidas ao longo do tempo”.

Por Cadu Coelho 

@heihei.vaa

Confira o vídeo no nosso site

Mais informações sobre o projeto e o clube:

www.heiheivaa.com

www.projetograel.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.