Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Zulu Marcelo e o Wrestling.
24/06/2020 00:00 em Novidades

Rio de Janeiro (Sunset-fm) – Zulu Marcelo, começou a praticar luta Greco-romana ou Wrestling em 1997 por influência de amigos, em 2000 ganhou o primeiro campeonato Brasileiro e se tornou membro da seleção. Representou o país em competições mundo a fora, viajou mais de 30 países carregando nossa bandeira, teve experiências incríveis que só o esporte pode proporcionar. Atualmente trabalha como treinador, encerrou suas atividades como atleta em 2014. Técnico de MMA, tem dezenas de alunos lutando os maiores eventos do mundo, inclusive no UFC.

Wrestling é um dos esportes clássicos das olimpíadas presente desde de sua primeira edição. Conhecido por suas belas quedas e força física de seus praticantes, ele é dividido em 3 modalidades, Greco-romana, Estilo Livre e Luta feminina. As regras são as mesmas, o objetivo é dominar o adversário de costas no chão, só que na GR não é permitido o uso das pernas para atacar, ou seja, é uma disputa da cintura pra cima enquanto no estilo livre, como o próprio nome sugere, é livre para usar o corpo todo. A luta feminina é a versão do estilo livre para mulheres, a GR é exclusiva masculina. Apesar do nome oficial do esporte ser Wrestling, esse termo é usado em outras modalidades, por isso muitas vezes quando ouvimos essa palavra, associamos ao WWE, evento muito popular nos EUA onde artistas gigantes e fortes fazem demonstrações de lutas combinadas com show de acrobacias. Então não confundam hehehe! A glória máxima do wrestling é a medalha de ouro olímpica. A chance de conquista-lá vem de 4 em 4 anos por isso um ciclo de treinamento tem uma periodização de 4 anos. O esporte no Brasil, de forma organizada, tem um pouco mais de 20 anos, marcados pela fundação da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) que hoje se chama Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

- “A Luta é uma profissão nobre porém cruel, qualquer erro ou lesão pode afundar sua carreira pra sempre. A primeira coisa que associam à imagem do lutador é a força bruta mas, o grande diferencial mesmo é a inteligência e dedicação. Para se ter uma carreira com bons resultados é necessário muito estudo, foco e treinamento. Quando um atleta termina o treino e vai pra casa, ele ainda está trabalhando, sua alimentação, seu descanso fazem parte de suas obrigações. Para chegar no topo deve-se abdicar de todos os prazeres mundanos e ter uma vida dedicada ao seu rendimento. O que eu posso dizer sobre ser atleta? Muita paixão, dedicação e convicção no que está fazendo e posso garantir, cada gota de suor e sangue que derramei pelo país valeu muito a pena! O esporte me proporcionou muita coisa, eu me dediquei, me esforcei e ele me retribuiu. As experiências e emoções que tive poucas pessoas irão entender e hoje estou revivendo elas através dos meus alunos”.

Por Zulu Marcelo

@zulumarcelo

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.